Erros comuns na gestão de pequenas empresas

  1. Negligenciar a gestão financeira

É importante entender conceitos básicos, como fluxo de caixa e capital de giro, para manter a saúde financeira da empresa. Assumir gastos sem saber as consequências para o orçamento pode prejudicar, e muito, o seu negócio. Também, misturar seu dinheiro com o da empresa, pode gerar problemas. Você pode ser bom nos processos de produção e tudo mais, mas é preciso aprender a ‘mexer’ com esses assuntos financeiros ou buscar assessoria especializada.

  1. Falta de comunicação

É necessário que haja uma visão muito clara dos próximos passos do negócio, entre os donos e gestores, e também entre os demais colaboradores. É fundamental que todas as pessoas envolvidas com a empresa estejam engajadas pelos mesmos objetivos. Também, é necessário que os setores estejam em constante contato, para que as metas estejam bem definidas e os resultados possam ser atingidos com mais eficiência.

  1. Esquecer do cliente

Por mais que você tenha muitas tarefas e compromissos, nada justifica negligenciar o seu cliente, seja em caso de assistência, atenção ou eventual reclamação. Afinal, o seu cliente é determinante para o seu sucesso ou possível fracasso. Capriche no seu atendimento!

  1. Não mensurar produtividade

Medir a produtividade da sua empresa, ou seja, a relação entre os resultados alcançados e os recursos investidos para isso, é essencial para identificar modos de aprimorar os seus processos e otimizar os custos.

  1. Pressionar os colaboradores

Isso gera um ambiente rígido e controlado, aumenta a pressão depositada em cada colaborador e muitos não saberão lidar com isso, o que pode gerar uma rotatividade alta de funcionários na empresa. Cabe à gestão identificar e colocar em prática as correções que precisam ser feitas junto a cada colaborador.

Deixe um comentário

8 + 19 =