Due Diligence: um importante instrumento para a tomada de decisões

Em tempos de incerteza em relação a investimentos, ganhos e perdas, uma das saídas para ganhar mercado são aquisições, incorporações e fusões. Nesse cenário, é importante não ter pressa na hora de fechar um negócio e fazer o planejamento adequado, bem como a análise de riscos. Uma boa prática para auxiliar a tomada de decisão nesses momentos, é a Due Diligence: um instrumento importante para que processos desse tipo sejam bem-sucedidos.

Due Diligence se refere ao processo de busca de informação sobre uma empresa. A análise inclui aspectos como área de atividade, possibilidades e perspectivas para o futuro do negócio e o estado de seus ativos e passivos.

O processo de Due Diligence busca obter toda a informação necessária para valorizar e fixar de forma objetiva o preço final de uma operação de aquisição de empresas, a forma de estruturar a transação e a exigência de garantias ou, em caso contrário, minimizar os riscos envolvidos na transação e evitar perdas financeiras importantes.

A combinação desses dados oferecerá uma visão mais clara da transação, para que a tomada de decisão considere os cálculos de riscos. Com os resultados do processo de Due Diligence em mãos, fica mais fácil classificar a companhia e, assim, definir quais garantias e cláusulas de proteção devem ser incluídas no contrato de compra e venda ou no acordo de investimento.

Deixe um comentário

17 − onze =