Afinal o que é Fluxo de Caixa?

Escrito por Raquel Perroni.

Entre as obrigações do administrador de uma empresa, organizar as informações é essencial para ter o acompanhamento do andamento do seu negócio. Isso compreende registrar e controlar o movimento do caixa, manter os pagamentos em dia e muitas outras tarefas. O bom andamento da empresa está diretamente relacionado à organização das suas finanças. Sem uma rotina organizada o empresário corre o risco de se perder e não conhecer a dimensão do quanto custa para a empresa se manter ativa. Manter uma contabilidade bem alinhada permite que você conheça o momento financeiro do seu negócio e a época de pagamentos e recebimentos.

Uma ferramenta muito utilizada para organização financeira é o fluxo de caixa. Através dele, fica fácil compreender os números do negócio, uma vez que ele registra todas as receitas e despesas de um determinado período. Tenha o hábito de anotar todas as entradas e saídas de recursos do seu negócio, para isso utilize a maneira que for mais prática para você. Existem ótimas opções de planilhas na internet, elas oferecem agilidade e praticidade a esse processo para não contadores.

Um exemplo de planilha que atende a maioria dos microempresários pode ser baixada no portal do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ela contém todos os campos necessários a uma anotação detalhada e precisa da movimentação financeira de sua empresa. Acesse em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/0_Fluxo_de_Caixa_planilha1.xlsx

Não somente as entradas e saídas diárias devem ser registradas, mas também as previsões de recebimentos e pagamentos futuros. Com o Fluxo de Caixa em dia é preciso começar a organizar os pagamentos. Em primeiro lugar é necessário anotar todas as contas a pagar, com suas datas de vencimento e o valor de cada uma. Pagamentos fixos mensais, como aluguel, água e energia elétrica, devem constar nesse controle. Organize essas despesas de acordo com o dia em que devem ser pagas, para poder fazer a programação e não esquecer nenhum compromisso. Com esse controle, você corre menos risco de ser pego sem caixa para arcar com os custos da sua empresa. Dessa maneira há tempo hábil para se preparar caso não tenha recursos disponíveis e da mesma forma conseguir descontos antecipando o pagamento caso haja recursos de sobra.

Para os recebimentos deve ser elaborada uma planilha, para o controle das vendas parceladas. Esse acompanhamento vai proporcionar uma clara visão dos valores em aberto, e assim, ajudar o controle de cobrança logo nos primeiros dias de inadimplência para reverter a situação e evitar acionar os órgãos de proteção ao crédito como o SPC e o SERASA.

Organização, exatidão no controle e disciplina são os maiores aliados do empresário. Aplicando esses conhecimentos no dia a dia da sua empresa e contando com a ajuda de um contador parceiro, qualificado e eficiente, você irá aumentar as chances de sucesso.

Deixe um comentário

dezenove − doze =