Como estruturar um processo de vendas

Estruturar um processo de vendas é uma ação necessária à qualquer microempreendedor que tenha como meta alcançar o sucesso em cada negociação com o seu cliente. Afinal, vender não é apenas encontrar o cliente ou convencê-lo de alguma forma a fechar um negócio.

 

1º) Descubra o seu perfil de vendedor

 

O primeiro passo para estruturar um processo de vendas é conhecer o seu perfil de vendedor, para trabalhar em cima do que precisa ser desenvolvido.

 

Pergunte a si mesmo: “eu consigo me conectar com as pessoas? Ser empático e compreender as dificuldades que elas possuem? Consigo enxergar como o meu serviço possibilita a solução dos problemas? Ou preciso de dados e experiências para usar como forma de persuasão?”

 

Após essa reflexão, busque maneiras de trabalhar e aprimorar suas estratégias. Quando falamos em vender, falamos de um exercício de entender a real necessidade do cliente, conectando ele ao seu produto ou serviço.

 

2º) Relacionamento com o público

 

Definir seu nicho de atuação é essencial para facilitar a sua aproximação com o público.

Quando você tem essa questão bem esclarecida, é mais fácil encontrar seu potencial cliente. Procure estar onde eles estão. Estude as dores dos seus negócios e como você pode ajudar. Crie uma conexão para ele dê abertura para um processo comercial entre vocês. Um processo de vendas começa muito antes da negociação.

 

3º) Reunião de Diagnóstico

 

Agora que o relacionamento com o prospect foi fortalecido e ele deu abertura para começar as reuniões de vendas, é momento de compreender, ouvir e analisar como o problema do cliente se tornará uma solução.

 

4º) Reunião de Proposta

 

Quando as “dores” são identificadas e você já montou uma proposta personalizada, com argumentos e ações, é necessário deixar tudo bem explicado. Quanto mais clareza sua proposta tiver, melhor a chance de conversão. Ou seja, nesse momento os referenciais de qualidade e de demais clientes satisfeitos podem ser muito úteis para corroborar para a legitimidade da sua proposta.

 

5º) Seja lembrado, interessante e diferenciado

 

Se você for interessante o suficiente para prender a atenção do cliente e apresentar o diferencial do serviço ou produto que você está oferecendo, com toda certeza será lembrado. E quem é lembrado, conquista.

Deixe um comentário

1 × 1 =