Por que a contabilidade é importante no processo de tomada de decisão?

A contabilidade, como uma prática contínua, é essencial para a estratégia de uma empresa. As informações contábeis são essenciais para orientar as tomadas de decisões no longo prazo, o planejamento de ações, alcance de metas e atingimento de resultados. É por meio dessa poderosa ferramenta que os gestores encontram maneiras eficazes para definir escolhas que tornam suas empresas mais bem sucedidas.

  • Com a contabilidade, pode-se ter uma previsão dos lucros que a empresa terá em determinado período do ano, possibilitando o planejamento de gastos e análise de investimentos.
  • Através dos dados contábeis é possível planejar as despesas da empresa com menor chance de erro. Uma análise do desempenho da companhia no ano anterior, por exemplo, possibilita identificar períodos de maiores gastos. O planejamento das despesas é essencial para negociar com fornecedores e clientes, e manter a saúde financeira da empresa em dia.
  • Uma previsão de crescimento acurada, baseada em dados confiáveis, é essencial para planejar os próximos passos da empresa. Saber o quanto a organização deve crescer nos próximos meses facilita muito na hora de planejar investimentos, alocar recursos ou buscar potenciais investidores.
  • Além disso, a contabilidade ajuda a contar com imprevistos. É possível saber quanto deve reservar no seu caixa para imprevistos comuns, como por exemplo, gastos inesperados com manutenção.

Deixe um comentário

doze + dezesseis =